Cases

Sucesso
  • Avanços no tratamento com células tronco
     

    A metodologia de trabalho da Qualidade.Com, que integra planejamento de comunicação com a imprensa e execução do plano com foco em resultado, conferiu ampla visibilidade nacional a um projeto desenvolvido pelo Centro Universitário Estácio da Bahia (Estácio FIB). 
     
    No dia 1º de junho de 2011, o Jornal Hoje publicou uma matéria sobre os progressos do primeiro paciente com trauma raquimedular, que dava os primeiros passos após transplante com células tronco e depois de passar por 26 dias de tratamento na CASA (Clínica de Atenção à Saúde), do Centro Universitário.
     
    A matéria inédita veiculada na rede Globo gerou várias reportagens em veículos nacionais, a exemplo dos jornais impressos Folha de S. Paulo e O Dia e portal G1. Além disso, as TVs locais (TV Bahia, TV Aratu, TV Itapoan e TVE) jornais (A Tarde, Correio, Tribuna da Bahia) e sites de várias estados produziram matérias especiais sobre o tema. Ao todo foram 47 inserções em junho de 2011.
     
    A Qualidade.Com fez várias entrevistas com a fisioterapeuta e pesquisadora Claudia Bahia, responsável pela parceria entre a Estácio FIB e a Fiocruz, que lidera a pesquisa com a participação do Ministério da Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Hospital Espanhol e Hospital São Rafael. 
     
    Depois de descobrir que se tratava de uma pesquisa inédita no mundo, envolvendo transplante com células troncos de pacientes com trauma raquimedular, a Qualidade.Com implementou uma estratégia de divulgação que mostrava para a imprensa a importância da pesquisa e do trabalho de fisioterapia desenvolvido naquela época na Clínica de Atenção à Saúde da Estácio FIB.
     
    Antes de sugerir entrevista exclusiva à Rede Globo, a equipe da Qualidade.Com garantiu ao paciente que ele teria sua identidade preservada (atendendo a um pedido da família e da fisioterapeuta) e teve esse cuidado em todas as entrevistas. 
     
    A história do ex-policial que ficou paraplégico por conta de um acidente e começava a dar os primeiros passos depois de um transplante com células tronco foi contada pelo repórter da TV Bahia, Mauro Anchieta, no Jornal Hoje, gerando ampla repercussão nacional e fortalecendo a imagem da Estácio FIB. O personagem Maurício Borges Ribeiro, 47 anos, foi protagonista de outras reportagens da Rede Globo. No Jornal Nacional, em 26.10.2011, e em janeiro de 2013, já com a identidade revelada.
     
  • Livro avalia história recente da economia baiana
     
    A Qualidade.Com foi responsável pelo projeto e coordenação editorial do livro 25 Anos de Evolução Econômica da Bahia, obra inédita que traça um panorama sobre a história recente da economia baiana. Inovadora, a proposta confere dimensão cultural e didática à informação econômica.
     
    Edição de luxo e design moderno valorizam a publicação que passa em revista os principais acontecimentos econômicos do Estado. A obra tem prefácio entusiasmado de Norberto Odebrecht.
     
    O projeto de marketing cultural marcou as comemorações dos 25 anos de atuação na Bahia da Deloitte Touche Tohmatsu, em 2002, e teve o patrocínio da Sibra - Eletrosiderúrgica Brasileira S/A, uma empresa da Companhia Vale do Rio Doce, e da Fabac - Faculdade Baiana de Ciências. 
     
    Além de ser responsável pela coordenação editorial do livro (definição de temas, abordagem e capítulos), o time da Qualidade.Com montou e coordenou o trabalho de uma equipe especializada, envolvendo professores universitários e pesquisadores, revisores, design gráfico e técnico em acompanhamento gráfico. A jornalista Núbia Cristina Santos, sócia-diretora da empresa, foi responsável pela edição da obra.
     
    Lançamento
     
    A Qualidade.Com trabalhou na produção do evento de lançamento do livro, que reuniu as principais lideranças políticas e empresariais do estado da Bahia, inclusive o senado Antônio Carlos Magalhães, e o então governador do Estado, Otto Alencar, no Museu Carlos Costa Pinto (Salvador-BA), em outubro de 2002.
  • Soluções inovadoras de marketing social
     
    O desfile dos meninos e meninas do Projeto Axé, uma das mais eficientes ONGS brasileiras de proteção e apoio a crianças e adolescentes em situação de risco social, foi o ponto alto da festa de lançamento do Eco-Cidadania (em novembro de 2002), um projeto concebido pela Qualidade.Com para a Bahia Pet, empresa baiana do setor de transformação de plástico.
     
    O Eco-Cidadania contribuiu para o desenvolvimento regional sustentado, reunindo a iniciativa privada, o Governo do Estado da Bahia e entidades do terceiro setor, numa ação de resgate socioambiental e estímulo à reciclagem. 
     
    Pioneiro, o projeto foi iniciativa da Bahia Pet Reciclagem, em parceria com o Projeto Axé, Pangea – Centro de Estudos Socioambientais e Secretaria de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (Secomp). A indústria contou com o suporte da Qualidade.Com na área de marketing e comunicação. Além disso, a empresa fez a ponte entre o cliente, entidades do terceiro setor e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma das apoiadoras do projeto.
     
    O programa estimulou a reciclagem de embalagens PET, entulho e compostagem de lixo, na Região Metropolitana do Salvador. Envolveu ONGS, cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reaproveitáveis, promovendo a melhoria da gestão, das condições de trabalho e a capacitação profissional.
     
    Prêmios
     
    Graças ao projeto Eco-Cidadania, a Bahia Pet Reciclagem foi a vencedora do Prêmio Nacional CNI 2003. Com o case ‘Empreendedorismo e Cidadania’, produzido pela Qualidade.Com, a empresa baiana concorreu com 888 indústrias de todo o País, que inscreveram 33.351 projetos, obtendo a posição de maior destaque no prêmio.
     
    O case ‘Empreendedorismo e Cidadania’ fez a Bahia Pet Reciclagem conquistar o Prêmio Bahia Ambiental 2002, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), na categoria Empresa Sustentável – Médio, Grande e Excepcional Porte.
     
  • SUSTENTA – Seminário de Sustentabilidade

    A Qualidade.Com é responsável pela assessoria de imprensa do maior seminário de sustentabilidade do Norte e Nordeste, o SUSTENTA. Em 2012, o evento ocorreu em Salvador entre os dias 08 e 11 de agosto, no Gran Ho¬tel Stella Maris Resort & Conventions. Em 2013, acontece de 14 a 16 de agosto no Centro de Convenções da Bahia.
     
    Palestrantes e ambientalistas reconhecidos no Brasil e exterior trocam experiências com lideranças de empresas locais, especialistas e representantes do governo e da comunidade. Além das palestras e debates, o evento agrega uma Feira de Negócios Sustentáveis, reunindo empresas focadas em projetos de sucesso do ponto de vista econômico, social e ambiental. 
     
    Ampla Repercussão 
     
    A ampla cobertura da imprensa local e o destaque do seminário em jornais, TVs e rádios de notícias foi fator-chave para o sucesso da presença de público e para o fortalecimento do SUSTENTA 2012. Ao todo foram 67 inserções positivas nos principais veículos de comunicação da Bahia.
     
    A eficiência na divulgação foi reconhecida até mesmo pelos palestrantes e patrocinadores. O secretário estadual da Copa (SECOPA/BA), Ney Campello, destacou a eficácia na divulgação do evento, durante a palestra dele.
     
    A equipe da Qualidade.Com implementou uma metodologia que consiste em planejamento estratégico de assessoria de imprensa; realização de atividades antes do evento (envolvendo a mídia); cobertura completa do seminário e atendimento à imprensa durante o seminário. 
     
    Além disso, a empresa compartilhou sua experiência com estudantes universitários que trabalharam no seminário como aprendizes, uma ação que faz parte da política dos organizadores, que propiciam a educação pelo trabalho em todos os projetos que executam.
     
    Veja o vídeo do Sustenta 2013
  • VoltXpedition Energias Renováveis

    O time da Qualidade.Com contribuiu decisivamente para o cumprimento de metas da General Motors do Brasil (GMB) ao trabalhar com eficácia nas etapas de planejamento, execução e divulgação da etapa Nordeste da VoltXpedition Energias Renováveis, que aconteceu em Recife e Olinda, 06 e 07 de dezembro de 2011. 
     
    Para celebrar 100 anos da marca Chevrolet, a GMB criou uma expedição que percorreu cinco estados do Brasil e foi liderada pelo Volt, um veículo elétrico fabricado e comercializado nos Estados Unidos, que oferece uma autonomia de até 560 quilômetros.
     
    A VoltXpedition Energias Renováveis foi iniciada em São Paulo, passando pelo Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O time da Qualidade.Com foi convocado pela GMB para planejar o evento que começou em Recife e teve a etapa final na cidade histórica de Olinda. 
     
    O primeiro passo foi firmar uma parceria com professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, juntos, organizar um seminário envolvendo estudantes e toda a comunidade acadêmica, com a participação de executivos da GMB, que apresentaram as recentes pesquisas e investimentos da companhia para o desenvolvimento de veículos que utilizam energias renováveis.
     
    Jornalistas especializados e blogueiros dos principais estados do Norte e Nordeste foram convocados pela GMB e pela Qualidade.Com para participar do evento que envolveu o seminário na UFPE e o test-drive do Chevrolet Volt pelas ruas de Recife e Olinda. 
     
    A Qualidade.Com trabalhou em todas as etapas de produção do evento: desde a identificação do roteiro de test-drive (meses antes); convite à imprensa; recepção em aeroporto e atendimento às necessidades dos jornalistas; apoio na organização do seminário e de todas as ações da VolXpedition (café da manhã, almoço e jantar especial).
     
    A Chevrolet VoltXpedition Energias Renováveis teve ampla cobertura da imprensa do Norte e Nordeste. O destaque do evento em jornais, revistas, rádios de notícias e TVs da região contribuíram para que a GMB reforçasse a associação da marca Chevrolet à pesquisa e desenvolvimento de veículos cada vez mais sustentáveis. Foram 56 inserções positivas nos principais veículos de comunicação da Bahia, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Natal, Piauí, Maranhão, Paraíba, Pará e Amazonas.
     
    Mídias sociais 
     
    Além de uma campanha tradicional para divulgar a ação, a Chevrolet também reforçou sua presença nas redes sociais. Por meio do site www.voltxpedition.com.br, com links para páginas no Facebook, You Tube e Twitter, os internautas acompanharam os roteiros da expedição do Volt pelo Brasil, além disso, compartilharam informações atualizadas. 

     
Stand-by